Origem do Panetone
Conta-se que no século XV, um jovem morador de Milão apaixonou-se pela filha de um padeiro. Porém o pai não era muito de conversa e não aceitava tal namoro, diante da situação o jovem resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro e criou um pão doce.
Esse pão era diferente, com frutas saborosas e de um tamanho fora do normal para época, ganhou destaque na padaria também por ter uma forma de uma cúpula de igreja.
O jovem disse que o autor da receita foi Toni, pai da moça. Foi notável o crescimento de clientes, pedindo principalmente pelo “pão de Toni”. O nome deste pão doce sofreu algumas modificações durante o tempo até chegar ao que é hoje: panetone.
Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.
A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
A partir da receita tradicional surgiram o chocotone e a colomba, sem falar das variações feitas a partir de suas tenras fatias, como é o caso do pudim e do biscoitinho frito de panetone.
A partir da receita tradicional surgiram o chocotone e a colomba, sem falar das variações feitas a partir de suas tenras fatias, como é o caso do pudim e do biscoitinho frito de panetone.
Abaixo seguem receitas de panetone e chocotone
Mini Panetone em lata de lei Moça
Ingredientes:
- • 200 g de manteiga
- • 2 colheres (chá) de óleo para pincelar
- • 2 gemas para pincelar
- • 1½ xícara (chá) (300 g) de frutas cristalizadas picadas
- • 1 xícara (chá) de uva passa preta embebida em 3 colheres (sopa) de rum
- • ½ colher (sopa) de raspas de casca de limão
- • 5 ovos
- • 1 kg de farinha de trigo peneirada
- • 3 colheres (sopa) de açúcar
- • 5 tabletes (75 g) de fermento biológico
- • 1 lata de leite condensado
- Modo de fazer:
- Bata a manteiga, adicione o Leite Moça e bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Misture o fermento, o açúcar
, duas colheres (sopa) de farinha e três colheres (sopa) de água morna, até formar uma massa semelhante à de panqueca. Junte os ovos, as raspas de limão e acrescente, aos poucos, três xícaras (chá) de farinha de trigo , mexendo sempre com colher de pau, após cada adição. Misture o creme de manteiga reservado e, então, mais três xícaras (chá) de farinha de trigo . Cubra e deixe a massa crescer em lugar aquecido até dobrar de volume. Enfarinhe uma superfície lisa, coloque a massa e comece a trabalhá-la, incorporando a farinha da superfície (use a farinha restante). Sove a massa, até formar bolhas e a superfície ficar lisa. Abra com as mãos formando um retângulo e espalhe a fruta cristalizada e as uvas passas escorridas. Enrole como um rocambole e corte em pedaços para colocar nas fôrmas ou nas latinhas de Leite Moça, untadas com manteiga. Encha até dois terços com a massa. Cubra-as e deixe-as descansar em local aquecido, por cerca de meia hora, para que cresçam. Faça cortes em cruz sobre a superfície do panetone e pincele com as gemas batidas com o óleo. Leve ao forno médio (180 ºC) pré-aquecido e asse por cerca de 15 minutos. Diminua a temperatura do forno para 150 °C e deixe por mais 45 minutos, totalizando 1 hora.
Rendimento da Receita: 13 minipanetones
Tempo de Preparo da receita: 3horas + 1 hora de forno
Chocotone
Ingredientes:
Massa
1 e 1/2 copo (do tipo americano) de farinha de trigo 2 envelopes (20g) de fermento biológico seco 5 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de gemas de ovos 1 colher (sopa) de mel 200g de margarina Recheio 6 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado ou em gotas Preparo Massa Misture os quatros primeiros ingredientes numa vasilha, e deixe descansar por aproximadamente uns 25 minutos. Enquanto isso coloque numa vasilha o restante dos ingredientes e misture bem, depois dos 25 minutos coloque os ingredientes que ficou descansando, sove bem a massa com as mãos, e deixe descansar por mais uns 15 minutos. Preparo recheio
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário