sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cuidados na compra de um imóvel


Pessoal, recentemente adquiri um imóvel e pensando nas dificuldades que enfrentei com a construtora e a instituição financeira, pensei em escrever aqui algumas sugestões a fim de que vocês não cometam os mesmos erros que eu.


 A compra de um imóvel, terreno ou casa requer muitos cuidados na hora de organizar toda a documentação a ser apresentada perante a instituição financeira. Muitas vezes, alguns compradores acabam perdendo o negócio porque não fizeram um levantamento junto aos órgãos competentes ou não procuraram assistência jurídica para resolver de forma correta o negócio.
Dicas:
-Sendo o imóvel usado, verifique perante a Prefeitura, se o imóvel não está em vias de desapropriação, ou seja, se o imóvel ainda está ocupado. Pois se o imóvel estiver ocupado, certamente há grande probabilidade de você arcar com os custos de desocupação destas pessoas.
-Verifique se não existem restrições quanto ao uso do solo, ou quanto ao tipo de obra que você deseja construir.
Quanto as restrições do uso do solo, imagine um exemplo que vou lhes contar agora! Você adquire uma imóvel perto de um cemitério, neste caso não há nenhuma proibição jurídica para fazer realizar por exemplo a construção de um poço artesiano.
Mas, pense, o solo perto de um cemitério é contaminado devida a decomposição de corpos. E se você fizer um poço perto do cemitério há grande chances de o lençol freático estar contaminado.
Outro exemplo: Imagine você faz a sua casa e deseja construir um poço também, mas desta vez passa em baixo de seu terreno um rede de canos da Prefeitura. Neste caso, você não poderá fazer o poço.
Quanto ao tipo de construção, está aí, uma grande dica, pois existem contratos que determinam o tipo de construção. Por exemplo: existem loteamentos que proíbem a construção de casas de madeira. Agora imagine, seu sonho é construir uma casa de madeira e você não poderá realizar seu tão sonhado sonho???
-Verifique se não existem débitos ficais relativo a estes imóveis.
  • Se você for fazer um financiamento, verifique as recomendações da empresa que você está realizando o negócio, isto é, verifique se não existem ações contra ela relativo a compra e venda de imóveis.

    Beijos,
    Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário