sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que você acha de criar uma horta caseira?

Para fazer uma horta caseira basta ter um pequeno espaço no quintal, ou até mesmo na cozinha.Se não tiver, não se desespere: dá para cultivar em vasos e jardineiras também!


Para cultivar hortaliças em vasos ou jardineiras:

Passo 1: Encha um terço do vaso ou jardineira com pedriscos ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para drenagem no fundo.

Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.

Passo 3: Espalhe um pouco de areia.Como plantar:Para mudas de temperos (salsa, cebolinha, manjerona), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo. Para hortaliças é possível usar mudas também ou plantar a partir de sementes, neste caso, siga as instruções da embalagem. 
Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates.O composto orgânico deve ser feito com esterco curtido de animais (para evitar cheiro e insetos) e restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou grama cortada). Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, em lojas de produtos agropecuários.



Vantagens:
-Alimentação saudável;
-contribui com o meio ambiente;
-verduras, ervas e legumes são colidos frequinhos;


Dicas para você ter sua horta saudável:
Utilize dubos naturais, como cascas de legumes, ovos, frutas, pó de café, folhas verdes ou secas, serragens ou cinzas;
Regue sua horta a cada dois ou três dias;
Escolha um lugar que receba bastante sol.
Adube uma es por mês;
Não misturar muitas espécies no mesmo recipiente. Vasos pequenos comportam uma ou duas sementes no máximo. 

Um comentário: