segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como fazer cimento queimado




"Piso queimado é uma opção barata que você pode utilizar em sua casa. Eu mesma já utilizei desta técnica em meu quarto e durou muitos anos. Aplicando a resina logo após a secagem, o piso adquire um super brilho e que poderá ser mantido com uma simples cera."




Material necessário:

Prepare uma argamassa na seguinte proporção, tomando como medida latas de 18 litros:


  • 1 lata de cimento (25 kg);
  • 3 latas de areia.

Observação: essa quantidade é para um piso cimentado com espessura de 2,5 cm e com rendimento de 4 m2 por saco de cimento de 50 kg. (Foto 1)

1
ª  Etapa: Preparação do piso

Passo 1: misture a seco o cimento e a areia. (Foto 2)

Passo 2: adicione água aos poucos na mistura até formar uma argamassa úmida (tipo farofa). (Fotos 3 e 4)Para saber a consistência ideal, pegue uma amostra dessa argamassa na mão e aperte. Ela não deverá esfarelar ou soltar água. (Foto 5)

Passo 3: antes de aplicar a massa sobre o contrapiso, coloque as juntas de dilatação de madeira ou de plástico, formando quadrados com lados de 1,5 m de extensão. As juntas servem para minimizar a ocorrência de trincas e fissuras no piso. 

Passo 4: espalhe a massa sobre essa área com uma colher de pedreiro e nivele-a com uma régua de alumínio. (Foto 6)

Passo 5: alise a superfície do revestimento com uma desempenadeira de madeira. (Foto 7)Observações: procure deixar o piso bem nivelado e compactado para evitar possíveis imperfeições.  


Bolhas de ar podem aparecer quando o piso está muito úmido. Nesse caso, o aplicador poderá esperar alguns minutos até o desapareci¬mento do excesso de umidade do contrapiso. O segredo para conseguir um bom resultado no cimento queimado está no preparo do piso, que precisa ser bem-feito e com mão-de-obra especializada.




2ª Etapa: Queima do piso


Observações: Um saco de cimento de 50 kg rende aproximadamente 2 latas de 18 litros. Se desejar obter cores mais claras, utilize cimento branco estrutural e reduza a quantidade de Pó Xadrez.

Passo 1:
 prepare uma mistura seca utilizando 1,5 kg de Pó Xadrez na cor desejada para cada lata de 18 litros de cimento. (Fotos 1 e 2)

Passo 2: misture tudo até a cor ficar bem uniforme. (Foto 3)

Passe 3: peneire a mistura em pó, pressionando com as mãos, até desfazer os gru¬mos. (Foto 4)

Passo 4: polvilhe a mistura peneirada sobre o piso ainda úmido, até formar uma fina camada bem uniforme. (Foto 5)
Espere alguns minutos para a umidade do piso absorver a mistura. Observe que a cor escurecerá um pouco enquanto o piso estiver úmido.

Passo 5: alise suavemente a superfície com uma desempenadeira de aço. Utilize movimentos sempre no mesmo sentido para evitar possíveis bolhas de ar e manchas. (Fotos 6 e 7)
Espere, no mínimo, 48 horas pela secagem completa do piso com cimento queimado.

Passo 6: passe uma lixa fina levemente sobre o piso para retirar as marcas da desempenadeira e igualar a superfície.

Rendimento: 1 saco de cimento (50 kg) rende aproximadamente 30 m2 e uma espessura de 1 a 1,5 mm.


Dicas
Para dar brilho e impermeabilizar, aplique resina acrílica à base solvente, seguindo as instruções de uso de acordo com o fabricante da resina. (Tome cuidado com os locais de aplicação, pois alguns impermeabilizantes deixam o piso escorregadio.)
Também pode ser utilizada cera incolor pastosa em vez da resina acrílica. Para criar um filme de proteção são necessárias várias demãos.







Clique no link abaixo e veja passo-a-passo:

http://www.poxadrez.com.br/uploads/media/folheto_xadrez_passo-a-passo_25.pdf



Fonte:

2 comentários: